Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

SQL Server Reporting Services (SSRS) – Quais os relatórios mais acessados ? E quais não estão sendo utilizados ?

Post Views 2,211 views
Reading time 5 minutes

Hey Guys!
Nesse artigo, eu gostaria de compartilhar com vocês como utilizar views e tabelas de catálogo do SQL Server Reporting Services (SSRS) para identificar quais os relatórios mais acessados e quais não estão sendo utilizados. Essa necessidade acabou surgindo pra mim durante o atendimento a um cliente, que está em processo de migração de relatórios RDL do Reporting Services para o Power BI Report Server e ele gostaria de aproveitar esse movimento para identificar e remover os relatórios que não estão sendo mais utilizados.

Conforme eu já havia comentado no post SQL Server Reporting Services (SSRS) – Como logar a visualização dos relatórios e identificar qual usuário está acessando, podemos identificar as execuções dos relatórios utilizando as views de catálogo do SSRS ExecutionLog%, que retornam várias informações sobre isso, como data/hora da execução, usuário, parâmetros utilizados e muito mais.

Essas informações são gravadas automaticamente, por padrão, pelo SSRS, que armazena por padrão, os dados de execução de relatórios dos últimos 60 dias, informação a qual podemos conferir pelo Management Studio (SSMS), na tela de propriedades do SSRS:

Para visualizar qual o intervalo atual dos dados do histórico de execução, você pode utilizar essa consulta:

Result:

Reparem que no exemplo acima, a consulta trouxe apenas 2 dias de histórico, mesmo que a configuração de armazenamento esteja configurada como 60 dias. Isso acontece porque eu não estava consultando os relatórios nos últimos 60 dias na minha VM e só consultei nos últimos 2 dias para fazer esse post, então fique atento quanto à isso quando for identificar relatórios não utilizados em seu ambiente.

Sendo assim, nesse post rápido, simples e objetivo, gostaria de compartilhar com vocês uma consulta que permite identificar quais os relatórios mais acessados e quais não estão sendo mais utilizados no seu servidor de SQL Server Reporting Services (SSRS) ou Power BI Report Server:

Resultado da execução:

Quero apagar os relatórios não utilizados

E se você quiser apagar os relatórios não utilizados? Imaginem que existem vários relatórios não utilizados e você queira removê-los sem ter que abrir relatório por relatório. Vou compartilhar um código T-SQL para fazer isso. LEMBREM-SE DE TESTAR ANTES!

Consulta para validar os arquivos que serão excluídos:

Resultado da consulta:

Lista dos relatórios do meu servidor:

Lembrando que os tipos disponíveis são:
1 = Diretório
2 = Relatório Paginado (RDL)
3 = Arquivo
4 = Linked Report
5 = Fonte de dados (Datasource)
6 = Model
7 = ReportPart
8 = Conjunto de dados compartilhado (Shared Dataset)
11 = KPI
12 = Relatório do Mobile Report (antigo Datazen)
13 = Relatório do Power BI

Conferiu o resultado da consulta acima, fez um backup da sua base do ReportServer e está pronto para apagar esses relatórios não utilizados ? Agora você pode utilizar o script abaixo para apagar esses relatórios:

Agora vamos consultar o nosso servidor do SQL Server Reporting Services (SSRS) ou Power BI Report Server (PBIRS) e conferir se os relatórios foram apagados:

Pronto! Relatórios não utilizados apagados.
Mais uma vez: lembre-se de TESTAR e fazer um BACKUP do database do Report Server antes de utilizar esses scripts.

Você ainda não conhece o Power BI Report Server? Gostaria de saber mais sobre essa ferramenta ? Não deixe de conferir o meu artigo Vídeo – Power BI vs Reporting Services: Quem é melhor?.

Espero que tenham gostado desse post e até mais!
Abraço!