Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Retrospectiva 2018 – Que ano!!

Post Views 94 views
Reading time 8 minutes

Hey guys!
No último post de 2018, gostaria de agradecer e muito a todos vocês, que comentam, curtem, avaliam os meus artigos, visitam e compartilham em suas redes sociais. É um grande privilégio poder ter um espaço para compartilhar as coisas que eu estudo e testo com tantas pessoas. Ler os comentários de vocês me deixa muito animado a continuar esse trabalho, que é cansativo, mas vale muito a pena!! Vou estender também os meus agradecimentos ao nosso criador e salvador, Jesus Cristo. Tudo isso só é possível graças à Ele.

Vou aproveitar esse espaço para compartilhar as conquistas e acontecimentos que marcaram minha vida nesse ano tão fantástico.

Global Azure Bootcamp – Vitória/ES

Em 2018, tive a oportunidade de palestrar pela primeira vez no Global Azure Bootcamp, que ocorreu em Vitória/ES, no dia 21/04. O evento foi muito bem organizado pelo MVP Rafael Santos e minha palestra foi sobre “Banco de dados como serviço”, com foco nos SGBD’s não-Microsoft que são suportados pelo Azure como PaaS (ou DBaaS), que são o MySQL e o PostgreSQL, além de vários outros SGBD’s que são suportados como máquinas virtuais (VM’s), já com templates disponíveis para criação da VM, com SO e o banco já instalados, que são o Oracle Database, MongoDB, Cassandra, MariaDB, Teradata e muitos outros.

Congratulations 2018-2019 Microsoft MVP!

E foi esse o título do e-mail que chegou pra mim no dia 01/07, informando que eu havia sido reconhecido pela Microsoft como um MVP (Most Valuable Professional). É uma grande satisfação e honra receber um prêmio tão legal e importante quanto esse, e com isso, me junto à um time de excelentes profissionais da área de dados por todo o mundo e que assim como eu, tem verdadeira paixão por compartilhar conhecimento. Realmente passa até um filme na nossa cabeça, relembrando momentos marcantes, vitórias e derrotas ao longo da nossa jornada profissional. Com certeza minha motivação está 100% renovada e pretendo fazer ainda mais pela comunidade técnica.

Acredito que devemos compartilhar o conhecimento que adquirimos no nosso dia a dia, pois é graças à comunidade, aos blogs, aos fóruns e às palestras presenciais, que a gente encontra soluções para o nosso dia a dia e consegue ter novas ideias para “pensar fora da caixa”, conhecer novas tecnologias e evoluir profissionalmente.

1º SQL Day – Espírito Santo

No dia 04/08, fui um dos organizadores do 1º SQL Day – Espírito Santo, um evento que reuniu mais de 10 palestrantes, de vários estados do Brasil e mais de 250 pessoas presentes (e quase 500 inscritos). Esse foi o maior evento de dados da história do ES e um marco para essa comunidade tão carente de profissionais e eventos na área de dados.

Além desse grande evento, organizamos mais 4 eventos presenciais esse ano, para trazer conhecimento, networking e compartilhamento de experiências com a comunidade de dados do Espírito Santo:
Como foi o 10º encontro do SQL Server ES – Do Zero ao Tudo com Tableau e SQL Server
Como foi o 9º encontro do SQL Server ES (Power BI x Reporting Services e Performance Tuning) ?
Como foi o 8º encontro do PASS Local Group SQL Server ES (Azure CosmosDB) ?
Como foi o 7º encontro do PASS Local Group SQL Server ES ?

Começando a “carreira de Youtuber”

O ano de 2018 foi o ano em que comecei a criar conteúdo em formato de vídeo também, utilizando a plataforma do Youtube, onde tenho o canal Dirceu Resende – Consultor SQL Server e BI, onde divulgo vídeos gravados sobre Power BI, SQL Server e BI (SSAS, SSIS, SSRS), além de lives e webcasts sobre esses assuntos.

Quer conhecer um pouco do meu material publicado lá ?
Check-up GRATUITO do seu banco de dados + análise de segurança: Será que você precisa ?
SQL Server – Como identificar erros de conversão de dados utilizando TRY_CAST, TRY_CONVERT
SQL Server 2019 – Conhecendo as mudanças na estimativa de linhas em variáveis do tipo tabela
SQL Server – Como utilizar o debug do Management Studio
SQL Server Reporting Services (SSRS) – Como logar a visualização dos relatórios
SQL Server – Introdução ao SQLCLR

Webcasts e Lives – Eventos ao vivo via Internet

Já que comecei a gravar vídeos para o Youtube, por quê não começar a participar de eventos ao vivo, abordando sobre algum tema específico, interagindo com os visualizadores pelo bate-papo e compartilhando conhecimento ? Em 2018 isso virou realidade! Organizei algumas lives bem legais e fui convidado para outras sensacionais! Gostei muito dessa experiência e espero poder continuar a fazer isso em 2019.

Quais eventos ao vivo participei pela internet em 2018?
Seminário Info TI – Power BI vs Reporting Services
Novidades do SQL Server 2019 ft Sulamita Dantas
Webinar – Certificações Microsoft na área de dados (Data Platform)
Canal .NET – Novidades do SQL Server 2019
DBA Brasil – Terça de Dados #38 – O DBA Moderno e Automatizado

Eventos na Microsoft

2018 também marcou o ano em que saí do Espírito Santo para fazer networking e compartilhar conhecimento em São Paulo. No dia 16 de Outubro, palestrei no 1º Meetup de SQL Server na Microsoft, com o tema “O DBA Moderno e Automatizado”, onde tive a oportunidade de comentar sobre a minha visão do DBA de alguns anos atrás, visto quase como inimigo dos desenvolvedores e equipe de BI, e o papel do DBA dos tempos atuais e do futuro, onde ele é um parceiro das áreas de desenvolvimento/bi, atuando na cultura DevOps, automatizando tarefas repetitivas e atuando mais em linha com as necessidades do negócio. Demonstrei também, algumas ferramentas e recursos que possibilitam o DBA a entregar mais resultados com bem menos tempo e esforço, como ferramentas de monitoramento (Redgate SQL Monitor, ApexSQL Monitor e o SQL Performance Monitor), ferramentas de HealthCheck, como as sp_Blitz, do Brent Ozar e também ferramentas diversas, como o DBA Tools.

Nos dias 11 e 12 de Dezembro, voltei a São Paulo para participar do Microsoft Ignite 2018, fazer bastante networking com outros MVP’s e profissionais incríveis que conheci no evento e também consegui fazer algumas demonstração sobre o Power BI Report Server na Demo Station 8, que estava reservada pelo Fabrício Lima e que, gentilmente, me cedeu esse espaço por uma manhã.

Nos dias 13 e 14, participei do evento MVP Get Together 2018, um encontro anual dos MVP’s do Brasil, onde participamos de várias palestras (ministradas por MVP’s e funcionários da Microsoft), conversamos bastante e tive a oportunidade de palestrar sobre “Power BI Service x Power BI Report Server” no último dia do evento, ao lado do grande Cláudio Bonel.

Provas de certificação e mais MCSA

Em 2018, estudei bastante sobre tecnologias na área e dados, e isso me permitiu se aprovado em 5 provas de certificação Microsoft, que me concederam mais 3 títulos de MCSA e a atualização do meu MCSE para 2018. Meu objetivo para 2019 é não diminuir o ritmo, continuar estudando bastante e tentar passar em mais algumas provas.. rs

Posts.. Muitos posts

Ao longo de 2018 (e já contando esse post), escrevi 88 artigos nesse blog, o que dá uma média de 1 post a cada 4,15 dias.

E falando em números.. Que ano!

315 mil visualizações em 2018

715 mil visualizações até hoje.. Previsão de chegar a 1 milhão em 2019 😀

Power BI RoadShow #5 – Vila Velha/ES

No dia 17/11, tive uma oportunidade de ouro em palestrar sobre “Azure e Power BI”, junto com o Fabrício Lima no Power BI RoadShow #5 – Vila Velha/ES, à convite do Fernando Garcia e o Ruy Lacerda, criadores do Planilheiros, o maior canal de Power BI da América Latina no Youtube e em breve, o maior do mundo.

Foi um evento muito bem organizado, que contou com alguns dos maiores profissionais da área de dados, que são a Sulamita Dantas e o Fabrício Lima e ainda tivemos a presença ilustre do mito da Microsoft Fábio Hara. Coincidência ou não, nesse evento reunimos todos os 5 MVP’s de Data Platform do Espírito Santo palestrando para os capixabas. Realmente, algo incrível e mostra que o Espírito Santo está entrando de vez na rota dos grandes eventos de dados do Brasil!!

Portal MSSQL Server

No dia 01/08, a comunidade de Data Platform lançou oficialmente o Portal MSSQLServer, uma plataforma que desenvolvi para agregar os artigos, vídeos e conteúdos de todos os criadores de conteúdo da área de dados do Brasil.

Esse novo portal funciona como um agregador de artigos técnicos de vários especialistas da área de dados, separados por tecnologia (SQL Server, Power BI, Reporting Services, Azure, Analysis Services, etc).

Além disso, esse novo portal está classificando os posts entre artigos técnicos e post de divulgação e informações de eventos. Desta forma, vai ficar muito mais fácil a leitura de artigos técnicos e também se informar sobre os eventos que estão por vir.

Outro recurso interessante desse novo portal, é a divulgação dos grupos locais, onde você poderá encontrar um grupo próximo a você e começar a participar dos eventos presenciais e interagir com a comunidade técnica da sua região e também possui uma Agenda Global de Eventos da comunidade.

Você também pode visualizar os posts escritos e publicados por cada um dos autores desse novo portal e se inscrever no newsletter do portal, para receber um e-mail sempre que um novo artigo ou evento for publicado e assim, estar sempre atualizado com o que há de mais novo em tecnologia e nos eventos realizados presencialmente ou online em todo o Brasil.

Mudança de emprego.. Duas vezes!

2018 realmente foi um ano de muitas mudanças. No dia 05 de Fevereiro, estava deixando a Dacasa Financeira, empresa que trabalhava desde 2013 e iniciei um novo desafio na área Comercial da EDP Brasil, para implementação de uma plataforma de BI com o Power BI Report Server, Reporting Services e SQL Server. Conheci pessoas incríveis lá e aprendi muita coisa ao longo de 2018. Consegui mudar a visão das pessoas com relação aos dados. Muitas tarefas trabalhosas e manuais acabaram sendo automatizadas e modernizadas. Relatórios com várias informações que os usuários precisavam, mas não conseguiam tempo para extrair e trabalhar os dados estavam agora disponíveis a poucos cliques. Meu setor virou referência de inovação e automatização dentro da empresa.

Apesar de estar achando uma experiência incrível trabalhar lá, sentia que faltava autonomia para criar muito mais do que eu criava, afinal de contas, não era da área de TI e tudo era limitado ao que a TI conseguia atender e queria liberar. Ferramentas como o Analysis Services, que poderiam ter criado uma revolução de dados lá, não estavam disponíveis para as áreas de negócio, mesmo tendo profissionais capacitados para utilizá-las.

Diante desse cenário, em Outubro acabei sendo convidado a integrar o time de Consultores da Fabrício Lima – Soluções em BD para trabalhar com BI e SQL Server e apesar de estar na EDP apenas há 8 meses, em Novembro, acabei aceitando o convite por achar um grande desafio para a minha carreira começar a trabalhar como Consultor, sair da CLT e virar PJ.

Enfim, 2018 foi um ano INCRÍVEL!
Isso só me faz esperar ainda mais de 2019.

Desejo muito sucesso, paz e saúde para todos vocês!
Um grande abraço e FELIZ ANO NOVO!