Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

O que mudou no SQL Server 2008 em relação ao T-SQL – Na visão dos Desenvolvedores

Post Views 597 views
Esse post é a parte 1 de 2 da série O que mudou no T-SQL
Reading time 6 minutes

Hey guys!
Tudo certo ?

No post de hoje, vou compartilhar com vocês uma pesquisa que venho fazendo já há algum tempo, sobre os novos recursos do SQL Server a cada versão, com o foco nos desenvolvedores de query e rotinas de banco de dados. Nos ambientes que trabalho, vejo que muitos acabam “reinventando a roda” ou criando funções UDF para realizar determinadas tarefas (as quais sabemos que são péssimos para performance) quando o próprio SQL Server já provê soluções nativas para isso.

Meu objetivo nesse post é ajudar a você, que está utilizando versões antigas do SQL Server, a avaliar quais as vantagens e novos recursos (apenas na visão do desenvolvedor) que você terá acesso ao atualizar seu SQL Server.

A minha ideia inicial era criar um post só com tudo o que foi alterado do 2008 até o 2019, mas após conversar e receber alguns feedbacks de grandes profissionais que eu considero, como o Edvaldo Castro, Nilton Pinheiro, Caio Amante e o Ariel Fernandez, vou, pela primeira vez no blog, iniciar uma série de posts, de modo que o artigo não fique muito grande e cansativo de ler..

Sendo assim, inicio a série “O que mudou no SQL Server X em relação ao T-SQL – Na visão dos Desenvolvedores”, começando pelo SQL Server 2008 e vou divulgando um post para cada versão até chegar no 2019. Após todos os artigos publicados, vou criar um artigo pra centralizar toda essa série.

SQL Server – O que mudou no T-SQL na versão 2008 ?

Novos tipos de dados: date, time, datetime2, datetimeoffset

Visualizar conteúdo
Na versão 2008, o SQL Server nos apresenta novos tipos de dados para tratar com data e hora. Antes do SQL Server 2008, existia o campo DATETIME, mas para trabalhar com horas não existia tipo de dado específico para isso.

Para pegar um campo DATETIME e retornar apenas a parte da data, sem a hora, uma das soluções (e bem comum) era usando a técnica de CFC (Cast, Floor, Cast):

Atualmente, isso é bem mais simples utilizando o tipo DATE:

E vou demonstrar um pouco sobre os outros tipos de dados:

Novos tipos de dados: date, time, datetime2, datetimeoffset.

Tipos de dados no formato de tabelas

Visualizar conteúdo
Recursos disponível desde o SQL Server 2008, agora podemos declarar tipos com estruturas de tabela e utilizar como parâmetros em SP’s e funções, conforme exemplo abaixo:

Result:

Para saber mais sobre isso, acesse o post SQL Server – Como passar uma tabela como parâmetro para Stored Procedures e Funções.

Atribuir valores durante a declaração de variáveis

Visualizar conteúdo
A partir do SQL Server 2008, é possível atribuir valores já na declaração de variáveis, facilitando e reduzindo a quantidade de linhas de código necessárias.

Exemplos de uso:

Obs: Essa funcionalidade não é aplicada às variáveis do tipo TEXT, NTEXT e IMAGE.

Agrupamento de dados com GROUPING SETs

Visualizar conteúdo
Um recurso muito bem recebido a partir do SQL Server 2008, é a utilização de GROUPING SETS, CUBE e ROLLUP para criar agrupamentos de dados, totais e sub-totais de forma simples e com poucas alterações na sua query original.

Exemplo de uso – ROLLUP

Exemplo de uso – CUBE

Exemplo de uso – GROUPING SETS

Quer saber mais sobre esse recurso? Não deixe de acessar o post SQL Server – Agrupando dados utilizando ROLLUP, CUBE e GROUPING SETS.

Utilização do MERGE para INSERT, DELETE e UPDATE com apenas 1 comando

Visualizar conteúdo
A partir do SQL Server 2008, agora é possível utilizar o comando MERGE para INSERT, DELETE e UPDATE com apenas 1 instrução SQL. Seu funcionamento é simples: Uma ou mais colunas das tabelas envolvidas são consideradas chaves (identificadores) para caso o valor da chave exista na tabela destino, os valores serão atualizados de acordo com a tabela origem. Caso esse identificador não exista, esse registro será inserido na tabela destino.

Exemplo de uso:

Quer saber mais sobre o comando MERGE e visualizar vários outros exemplos, inclusive com a stpETL_Upsert, que cria os comandos de MERGE automaticamente para você? Não deixe de visitar o meu post SQL Server – Como utilizar o comando MERGE para inserir, atualizar e apagar dados com apenas 1 comando.

Múltiplos INSERT’s com 1 único comando

Visualizar conteúdo
A partir do SQL Server 2008, agora é possível inserir múltiplos valores em 1 único comando de INSERT com VALUES. Embora já era possível fazer isso utilizando INSERT… SELECT, esse recurso ajuda bastante durante o dia a dia.

Exemplo de uso:

Vale lembrar a quantidade máxima de valores que podem ser inseridos em um único INSERT é de 1.000 registros.

Uso de operadores de atribuição de valores compostos

Visualizar conteúdo
A partir do SQL Server 2008, podemos utilizar operadores de atribuição de valores compostos, que são esses:

  • += Adicionar e atribuir valor
  • -= Substrair e atribuir valor
  • *= Multiplicar e atribuir valor
  • /= Dividir e atribuir valor
  • %= Modulo e atribuir valor
  • &= Bitwise AND e atribuir valor
  • ^= Bitwise XOR e atribuir valor
  • |= Bitwise OR e atribuir valor

Exemplos de uso:

Tipos de dados Espaciais

Visualizar conteúdo
O SQL Server 2008 introduziu os tipo de dados especiais (spatial datatypes) no SGBD, o que nos permite representar a localização física ou formato de qualquer figura geométrica, utilizando apenas T-SQL. Podemos utilizar esse tipo de dados para representar países, ruas, cidades, etc. Esses tipos de dados são implementados utilizando o .NET Common Language Runtime (CLR).

Exemplo 1:

Resultado

Exemplo 2

Resultado

Métodos disponíveis:

  • STLength
  • STStartPoint
  • STEndPoint
  • STPointN
  • STNumPoints
  • STIsSimple
  • STIsClosed
  • STIsRing

Espero que vocês gostem desse tema, da série que estou iniciando e deixem suas dúvidas nos comentários.
Abraço!