Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Como exportar dados de uma tabela do SQL Server para HTML

Post Views 8,419 views
Reading time 5 minutes

Prezados,
Boa tarde.

Neste post irei demonstrar como exportar os dados de uma tabela do SQL Server para um arquivo HTML ou uma variável do tipo VARCHAR, onde serão apresentadas duas Procedures bem parecidas, onde uma gera o HTML em forma de arquivo físico no disco e a outra grava o HTML gerado em uma variável de OUTPUT.

Também fiz um post sobre essa mesma funcionalidade, mas utilizando o CLR, que permite exportar uma query para HTML de forma rápida e mais prática que utilizando OLE Automation. Se quiser saber mais, acesse o post SQL Server – Como enviar o resultado de uma query por e-mail no formato HTML utilizando o CLR (C#).

Pré-Requisitos

Caso você precise utilizar apenas a procedure em que o HTML é retornado como variável OUTPUT, pode pular os pré-requisitos.

Para a procedure onde é gerado um arquivo físico no disco, preciso que vocês tenham criado a procedure stpEscreve_Arquivo_FSO, que eu falei sobre ela no post Operações com arquivos utilizando OLE Automation no SQL Server.

Vale lembrar que para a utilização de OLE Automation, é necessário que esse recurso esteja habilitado no servidor. Caso não esteja habilitado, veja no post Habilitando OLE Automation via T-SQL no SQL Server como fazer isso.

Criando uma massa de dados para os testes

Retornando o HTML como variável OUTPUT

Essa funcionalidade deve ser utilizada quando você precisa tratar ou realizar alguma ação com o HTML gerado, como enviar um e-mail com os dados dessa tabela, por exemplo.

Usage example:

Exemplo de utilização com texto centralizado e ordenando os resultados pela coluna TABLE_NAME:

Código-fonte
Visualizar código-fonte

Resultado final:
SQL Server x HTML2

Exportando o HTML para Arquivo

Essa funcionalidade deve ser utilizada quando você precisa gerar um arquivo físico no disco ou na rede contendo o conteúdo de uma tabela no formato HTML.

Usage example:

Código-fonte
Visualizar código-fonte

Resultado final:
SQL Server x HTML

É isso aí, pessoal.
Até a próxima!