Clique no banner para conhecer e adquirir o meu treinamento de Bancos de Dados no Azure

Azure SQL Database – Como visualizar o histórico dos backups automáticos

Post Views 732 views
Reading time 2 minutes

Fala pessoal!!
Hoje (13/04) foi anunciada uma novidade no Azure SQL Database, que é o Azure SQL DB Backup History, que chega como Preview.

Esse recurso é uma nova DMV que foi disponibilizada no Azure SQL DB para permitir que você possa visualizar o histórico de execução dos backups automáticos, que era uma dúvida muito comum entre os DBA’s e sempre houve uma necessidade de garantir que a base esteja em dia com os backups e entender como esses backups funcionam no Azure.

Até então, o único jeito de saber se o backup estava funcionando corretamente, era abrindo a tela de Restore e verificando as datas e horários disponíveis:

E agora com essa DMV, é possível consultar facilmente, e com muito mais detalhes, como o backup está sendo feito no banco.

Se precisar restaurar, é só escolher o momento exato que você quer restaurar, incluindo dia, hora, minuto e segundo e o nome da nova base que será criada com os dados restaurados. O Azure não irá sobrescrever nenhum dado. Se isso for necessário, deverá ser feito por você, consultando dados da base restaurada e alterando/inserindo na base original.

Para entender melhor como o backup/restore funcionam no Azure SQL Database, sugiro assistir ao meu vídeo abaixo, que é conteúdo exclusivo do meu treinamento Formação de Bancos de Dados no Azure, que estou disponibilizando GRATUITAMENTE para quem estiver lendo esse artigo.

Gostou da didática? Se você tiver interesse em adquirir o treinamento completo, é só clicar aqui.

Na consulta abaixo, estou visualizando quando foram feitos meus backups full, os diferenciais e os de log:

Result:

Com base nessa nova DMV, podemos observar que os backups full ocorrem toda semana, os backups diferenciais ocorrem a cada 12-24h horas e os backups de log a cada 5-10 minutos. Tudo é feito de forma automática para você não ter que se preocupar com isso.

Limitações da DMV dm_database_backups (pelo menos enquanto ainda está em Preview):

  • Essa DMV está disponível para os tiers General Purpose, Business Critical e DTU. Não está disponível para o tier Hyperscale
  • A DMV dm_operation_status retorna o histórico de backups para 35 dias, independente das configurações de dias de retenção
  • Se um banco acabou de ser criado, os 2 primeiros backups podem não ser mostrados na DMV
  • Essa DMV lista apenas os backups normais de curto prazo (PITR). Backups de longo prazo (LTR) não serão retornados

Para conhecer mais sobre essa nova DMV, dê uma lida na documentação oficial.